Chile: Vitória de Boric golpeia neofascismo e reanima lutas dos trabalhadores

A luta agora é para guiar Boric rumo a uma política consequente para a classe trabalhadora e juventude de seu país. Foto/reprodução.

O ex-líder estudantil Gabriel Boric é o novo presidente do Chile,  com maioria expressiva sobre o neofascista Antônio Kast: 54,72% a 45,28%.

Presidente eleito não é nenhum revolucionário marxista, no sentido estrito dos termos. Não há dúvidas, contudo, que tende a ser um freio no extremismo de direita que avançou nos últimos tempos sobre a América Latina, inclusive no Brasil, com Bolsonaro. Segundo bastidores de Brasília, o capitão está desolado com a derrota de seu irmão siamês chileno.

Erros crassos no passado

A vitória de Boric, contudo, não apaga de seu currículo alguns erros crassos. O eleito ajudou a “aprovar a lei anti-barricadas, que fortaleceu a repressão e o encarceramento de ativistas. Atuou também impulsionando o Acordo pela Paz, que ajudou a salvar o governo de Piñera, e impôs amarras à nova Constituinte”, segundo registro crítico do Esquerda Online (14).

Novo rumo

A luta agora é para guiar Boric rumo a uma política consequente para a classe trabalhadora e juventude de seu país. A vitória dele é um bom sinal para o Chile e ótima para intensificar a luta para varrer o neofascismo de todo o planeta.

Fonte: Dever de Classe


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO