Caravana da Fetamce e Sindicatos vai a Tamboril lutar por liberdade e direitos sindicais

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) organizou, nesta sexta-feira (12), uma caravana em solidariedade a Iracema de Oliveira, secretária geral da entidade, que teve seu direito à liberação para mandato sindical cassado pela Prefeitura de Tamboril. A negativa foi encaminhada pela gestão do prefeito Marcelo Mota à Federação no dia quatro de agosto.

Pelos menos 13 sindicatos do ramo dos municipais do Ceará marcaram presença no movimento que ocorreu no dia em que a Câmara Municipal da cidade se reuniria em sessão. Estiveram em Tamboril os Sindicatos Servidores de Fortaleza, Caucaia, Senador Pompeu, Quixada e região, Ubajara, Nova Russas, Catunda, Pacuja e Graça, Monsenhor Tabosa, Quixeramobim, Carnaubal e Independência e o Sindicato de Professores de Crateús.

A direção da Fetamce e o conjunto de entidades filiadas avaliam que o Executivo Municipal aplica práticas antissindicais. Já o Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril (SSMT) acrescenta que o retrocesso imposto aos direitos sindicais é também uma retaliação, que se deu após o SSMT conquistar na justiça o direito à concessão da Licença Prêmio para os servidores municipais da localidade.

Enedina Soares, presidenta da Federação e líder da caravana, falou na tribuna da Câmara. Durante a sessão, a sindicalista destacou que foram ao espaço buscar o diálogo com a Prefeitura e os vereadores. “Defendemos a democracia e a liberdade sindical em Tamboril. Nenhum gestor pode silenciar um sindicato e uma liderança de luta. Não aceitaremos em Tamboril e em lugar nenhum injustiça e perseguição, não ficaremos paradas diante da perseguição ao Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril e à liderança da professora Iracema Oliveira, secretária geral da Fetamce”, enfatizou.

A dirigente foi sucedia, em discursos enfáticos e emocionados, por outras três falas, que se revezaram no microfone do legislativo. A própria Iracema de Oliveira, falou e clamou pelo fim dos conflitos. Dedé do Sindicato, presidenta do Sindicato de Servidores de Monsenhor Tabosa, por sua vez, apontou que a ação da gestão impacta não só Tamboril, mas todo o Ceará, visto que Iracema é uma dirigente estadual. Por fim, Socorro Pires, dirigente do sindicato de professores de Crateús e vice-presidenta da Fetamce, evidenciou a ilegalidade dos atos do município, que, segundo sua opinião, violam a Constituição, em seu artigo 8º, da liberdade sindical.

De acordo com as lideranças presentes, a ideia é continuar a pressão, para que a gestão reavalie a imposição desta nova política agressiva contra os trabalhadores e os direitos trabalhistas.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO