Campanha ‘É hora de enegrecer o serviço público’ é lançada em Itapipoca

O secretário de Combate ao Racismo da Fetamce, Régis Pires, participou, nesta quinta-feira (16), do lançamento da campanha “É hora de enegrecer o serviço público”, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapipoca, Tururu e Uruburetama (Sindsep).

Iniciativa da Confederação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), a campanha trabalha, desde julho, a discussão sobre o racismo e a inclusão na sociedade, além de promover a valorização e o enegrecimento do serviço público, reconhecendo a importância da representatividade e da equidade racial em todo o serviço público municipal.

Segundo o secretário de Mobilização Regional Carlos André, os espaços públicos podem cumprir com essa tarefa histórica. “A atividade foi abrilhantada pela ilustre presença de alunas e alunos, numa nítida demonstração de que a luta contra o racismo é uma questão atual”, afirma.

Além de estudantes, marcaram presença representantes do Movimento Negro Unificado (MNU) E dirigentes sindicais dos municípios de Trairi, Amontada, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Apuiarés, Tururu e Uruburetama.

“Enegrecer o serviço público significa ir além da política de cotas nos concursos. Significa combater, diariamente, o racismo estrutural que mina as chances de participação de pessoas pretas no cotidiano escolar, no acesso à saúde, na participação na sociedade”, afirma Régis.

A movimentação também reforça a luta pela igualdade de oportunidades, o fim do racismo estrutural e a garantia de direitos para as mulheres negras. A campanha tem caráter permanente, visando uma transformação contínua e duradoura. Com um olhar para o serviço público, a campanha pretende dar maior visibilidade à luta das mulheres pretas e atuar no combate a todas as formas de preconceito, racismo e desigualdade social.

‘”É fundamental destacar que os preconceitos e as desigualdades também incidem sobre o sistema público brasileiro, uma vez que o racismo é estrutural e se representa nas instituições. Buscamos promover a valorização da população negra e construir um ambiente inclusivo, justo e igualitário para todos. Junte-se a nós nessa jornada de transformação”, destacou Vilani Oliveira, secretária de Combate ao Racismo da Confetam, também presente no ato.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO