Após 10 dias de paralisação, professores de Fortaleza conquistam reajuste de 14,95%

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) anunciou nesta quarta-feira, 8, que a Prefeitura de Fortaleza dará o reajuste salarial de 14,95% aos professores da cidade. Com isso, após 10 dias de paralisação, os docentes devem retomar às atividades na rede municipal de ensino nesta quinta-feira, 9. No fim de janeiro, os professores haviam rejeitado proposta do prefeito José Sarto (PDT) sobre o piso salarial. Mais de 100 dos 184 municípios cearenses já anunciaram reajustes na casa dos 14% ou mais.

Conforme o Sindicato, o aumento será aplicado de forma parcelada, sendo 5,79% retroativo a janeiro, que já havia sido anunciado pelo prefeito José Sarto para os servidores em geral, e mais 9,16% em setembro – neste caso, sem efeito retroativo. Também foi deliberado que não haverá mudança no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), outra pauta reivindicada pela categoria.

Paralisações

Ainda de acordo com a representação, o sindicato vai seguir negociando o pagamento das paralisações e todos os educadores, inclusive novos concursados e substitutos, vão entrar na folha de pagamento até sexta-feira, 10. Ao final, o Sindiute aprovou que em 8 de março acontecerá uma nova Paralisação Nacional e nova Assembleia Geral para avaliação do movimento.

Entenda

Em 31 de janeiro, os professores da rede municipal recusaram proposta de Sarto que não alcançava o percentual de 14,95% exigido pela categoria. Na ocasião, o gestor indicou um reajuste de 0,81% para que o salário atual dos professores se equiparasse ao piso do Ministério da Educação (MEC), de R$ 4.420,55.

“O prefeito propôs reajuste de 0,81%, não aplicando os 14,95% na referência inicial, que é o nível médio. Nós não podemos mais admitir gestões que tirem nossos direitos. Lei do Piso é para corrigir uma defasagem histórica do magistério”, disse a presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, na oportunidade.

Desta vez, a Prefeitura vai incluir os professores no reajuste imediato dos demais servidores e estabelecer prazo para o reajuste alcançar os 14,95%.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO