A Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) e a Escola Nordeste (CUT) promovem série de encontros de formação sindical no Ceará. A iniciativa faz parte do projeto “Escola Móvel”, responsável por levar oficinas, cursos e seminários à localidades distantes dos centros urbanos.
Nos municípios de Nova Russas, Crateús e Tauá, seminários discutem o movimento sindical com base nas lutas e na organização das mulheres e juventudes com o objetivo de garantir o fortalecimento da classe trabalhadora no Ceará. Os encontros receberam representantes de movimentos sociais, da Frente Social Cristã, do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) e de entidades, como sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, de servidores públicos municipais, de professores e de comerciários.
O evento foi construído coletivamente e afirmou os compromissos com o movimento pedagógico-popular. De forma coletiva, foi construído o processo formativo com autonomia e entusiasmo. O coletivo afirmou o compromisso com os princípios da Central Única dos Trabalhadores para defender o projeto de sociedade em defesa da classe trabalhadora.
A presidenta da CUT-CE, Joana Almeida e os membros da executiva da CUT, Lúcia Silveira (formação) e Helder Nogueira (Sec. Geral) participaram dos encontros na região. Segundo a presidenta, os debates evidenciam o compromisso da CUT-CE com a formação da classe trabalhadora, ao tratar de temas como a inserção das mulheres e juventudes na construção do movimento sindical. “Conseguimos avançar no processo de fortalecimento da ação sindical no horizonte da disputa de hegemonia que enfrentamos na sociedade brasileira”, comemora.
Fonte: Assessoria de Comunicação (CUT-CE)
Assessoria de Comunicação – FETAMCE
Fonte: Fetamce