4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde reúne lideranças em Brasília para debater o futuro do SUS

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) acontece até amanhã, 13 de dezembro, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento representa um marco na avaliação e reformulação das políticas públicas voltadas para a gestão do trabalho e da educação na saúde.

A conferência visa consolidar políticas permanentes que resistam às adversidades e contem com monitoramento ativo pelos conselhos de saúde, destacando o papel essencial dos trabalhadores do SUS e promovendo ações intersetoriais para atender às necessidades da população.

Eixos temáticos em destaque

Os debates da 4ª CNGTES estão estruturados em torno de três eixos principais:

  • Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
  • Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
  • Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

Programação e atividades

A programação conta com palestras, mesas temáticas, atividades culturais e espaços de troca de experiências nacionais e internacionais. O evento teve início na terça-feira (10/12), às 9h, com o Espaço de Compartilhamento de Experiências, seguido pela inauguração de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19.

Nos dias seguintes, ocorreram mesas temáticas, atos públicos e grupos de trabalho que culminarão na plenária final, marcada para sexta-feira (13/12), às 14h30.

Homenagem às vítimas da Covid-19

Um dos momentos mais marcantes foi a inauguração do Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19, que conta com o Varal das Lembranças. Participantes poderão contribuir trazendo objetos de memória, como fotos e roupas, em uma homenagem coletiva àqueles que foram perdidos durante a pandemia.

Presença da Fetamce

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) está representada no evento pelos secretários Adriana Carvalho, Carmem Santiago, Francisco Barroso de Paula e Oldack Sucupira, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato, reforçando o compromisso da entidade com a valorização dos trabalhadores do SUS e a construção de políticas que assegurem direitos e equidade na saúde pública.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO