Sindicato-Sindsems realizou I Seminário Regional dos Agentes de Endemias

Na última sexta-feira, dia 15/7, aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Sobral, o I Seminário Regional de Agentes de Combate às Endemias, que teve como objetivo discutir as questões relacionadas ao piso salarial da categoria  e, as diretrizes e estratégias para a implantação do Plano de Carreira dos Trabalhadores da Saúde.


Promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral (Sindsems),  em parceria com a Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Sobral (AACE), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e  Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado do  Ceará (Fetamce). Reuniu cerca 360 participantes das 28 representações dos municípios que compõem a 11ª Região de Saúde.


Como palestrante, o secretário municipal da saúde de Sobral Dr. Carlos Hilton, abordou sobre o Papel dos Agentes de Combate às Endemias na atenção  básica no controle das infestações endêmicas, salientando para a necessidade da desprecarização das relações de trabalho para a melhoria do trabalho dos profissionais de Saúde do município com relação à prevenção da Dengue.


O evento contou ainda, com palestra do Dep. João Ananias, que fez uma análise da conjuntura atual em relação à Proposta de Emenda Constitucional  (PEC) dos agentes comunitários e agentes de endemias. Avaliando que a  PEC irá atribuir à União competência, por meio de lei federal, para financiar  piso salarial nacional e disciplinar o plano de carreira dessas categorias. “Somos favoráveis e estamos juntamente com outros parlamentares fazendo

articulações para que a PEC seja colocada em votação”, Finalizou.


Após esse segundo momento, na sua exposição da Dra. Haline Cordeiro, consultora da FETAMCE e dirigente do INAPE (Instituto Nacional de  Assessoria, Projetos e Eventos), iniciou palestra sobre Plano de Cargos e  Carreiras e Salários para os profissionais da saúde, propondo subsídios  técnicos e jurídicos, especificamente nas diretrizes e estratégias para

elaboração das leis na sua base municipal.


Segundo o presidente do Sindicato-Sindsems, Célio Brito “Nesse momento, precisamos de ampla mobilização dos Trabalhadores em torno dessa pauta  decisiva para o fortalecimento da carreira dos agentes”, defende.  A Diretoria executiva do Sindicato-Sindsems e da Associação dos Agentes de Endemias de Sobral, pretende com a realização do evento, fortalecer a luta dos agentes municipais e ampliando o debate, estendendo para os agentes de toda  a macrorregião, para unificar todas as propostas em construção.
Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO