Pesquisa revela perfil dos municípios brasileiros em 2015


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (15), a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios (MUNIC) 2015. A pesquisa investigou todos os 5.570 municípios, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, tendo como informantes as prefeituras e seus setores.


Nesta 13ª versão, a publicação está organizada em seis capítulos que destacam aspectos relevantes da gestão e da estrutura dos municípios a partir dos seguintes eixos: recursos humanos das administrações municipais, legislação e instrumentos de planejamento, recursos para a gestão, gestão ambiental, articulação interinstitucional – já investigados anteriormente –, além de terceirização e informatização, tema incluído na presente edição em razão de sua importância para a avaliação dos serviços prestados pelas prefeituras.


A atualização temática da pesquisa tem renovado o interesse de diferentes agentes e organizações na obtenção de informações que contribuam para a implementação de políticas setoriais eficientes, mediante a compreensão da dinâmica que os respectivos fenômenos vêm adquirindo na escala local.


A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.


As estatísticas possibilitam identificar as carências existentes nos municípios brasileiros, contribuindo, assim, para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.


A publicação completa pode ser acessada aqui.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO