Municipais marcam presença em Encontro Internacional que discutiu educação emancipadora

O ramo dos servidores municipais, representados por dirigentes da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e de sindicatos, marcou presença no VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, evento organizado pelo Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR) da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

A atividade foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, na Universidade do Parlamento, vinculado à Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. Além de dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais, o Encontro contou com forte participação de estudantes e professores da educação básica, do ensino técnico e do ensino superior, além de pesquisadores e profissionais de outras áreas que demonstrem interesse pela temática.

Com o tema “Educação como prática da esperança”, a atividade objetivou discutir a educação na perspectiva emancipatória e a relação dela com o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Brasil e do mundo.

“Uma educação emancipatória, em tempos de retrocesso, conservadorismo, discursos contra a ciência e a humanidades, é ainda mais fundamental. Para nós, o evento conseguiu oferecer o debate desta educação pautada na construção intelectual, na autonomia de pensamento e na formação humana integral”, destaca Enedina Soares, presidente da Fetamce, que esteve nos três dias de atividades.

Grandes nomes estiveram no evento, como Paolo Nosella, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que foram os convidados, respectivamente, das conferências de abertura e encerramento.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO