MPCE envia recomendação para prefeitura de Russas sobre descontos em aposentadorias


O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio do promotor de Justiça João Batista Sales Rocha Filho, expediu uma recomendação direcionada à Prefeitura de Russas e ao Fundo Municipal de Seguridade Social (FMSS). O documento, assinado na última terça-feira (9), solicita que ambos se abstenham de efetuar quaisquer descontos em proventos de aposentadoria vinculados ao FMSS sob a alegativa de ilegitimidade na concessão desses componentes sem que seja instaurado um processo administrativo de revisão.


O MPCE já havia instaurado um processo administrativo no final do ano passado para apurar denúncias de que o Município estaria revogando repentinamente benefícios componentes do montante de aposentadorias e pensões de ex-servidores, parte deles professores da rede municipal de ensino. Por conta disso, o MPCE recomenda que, em caso de constatação de indícios de irregularidades, seja instaurado um processo administrativo de revisão. Tal procedimento é necessário para assegurar aos interessados o direito ao contraditório e à ampla defesa, de forma a respeitar o Artigo 5º, LV, da Constituição Federal de 1988.


Entre outras coisas, o Ministério Público ressalta que o direito aos proventos de aposentadoria, quer sejam oriundos da iniciativa privada, quer sejam de órgãos públicos, insere-se no conceito amplo de dignidade da pessoa humana, sendo considerada indevida a sua redução sem motivo expressamente justificado.


A Prefeitura tem um prazo de 10 dias para enviar uma resposta por escrito à 2ª Promotoria de Justiça de Russas para informar acerca das providências que serão tomadas com relação ao cumprimento da recomendação.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO