Lançamento do Congresso do Povo dá início a jornada de lutas do mês do trabalhador

O 1º de Maio deste ano no Ceará ganhou uma atividade inédita na cena política e social brasileira: o lançamento estadual do Congresso do Povo. Um grande esforço de diálogo e trabalho de base com o povo trabalhador nas periferias das grandes cidades, municípios médios e pequenos, organizando comitês populares e enraizando a Frente Brasil Popular (FBP). O lançamento deu início, na manhã desta terça-feira, à extensa programação do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora em Fortaleza. A atividade, que reuniu milhares de pessoas do movimento sindical e dos movimentos populares ligados à FBP, ocorreu no Centro Poliesportivo da Parangaba, de onde partirá ato político na tarde do mesmo dia.

“A elite deste país deu início, dois anos atrás, ao processo de impeachment da presidenta democraticamente eleita e seguiu seus planos de retirada de direitos e reimplantação de um projeto neoliberal. Este 1º de Maio é o primeiro depois da estúpida aprovação da reforma trabalhista e, por isso, essa data e o lançamento deste congresso ganham ainda mais força”, disse Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), durante a mesa de abertura. Para o presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Luciano Simplício, uma das principais tarefas da esquerda neste momento é garantir a democracia: “Temos que garantir o compromisso da classe trabalhadora para que os golpistas não se reelejam. E a Frente Brasil Popular tem uma importância grande neste momento”.

A manhã começou com o credenciamento de milhares de participantes e a realização de mística envolvendo alguns dos movimentos sociais que integram a FBP no Ceará: Levante Popular da Juventude, Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), Movimentos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos (MTD) e Núcleo Popular. Também participam ativamente da FBP o Movimento dos/as Atingidos/as por Barragens (MAB) e Consulta Popular. O Congresso contou ainda com a participação de representantes da Associação Nacional dos Pequenos Agricultores de Cuba.

Conjuntura política no Brasil

Na sequência, foi feita uma avaliação de conjuntura do atual momento político. “Esse golpe precisa ser destruído e desmoralizado. Eles não têm moral pra governar e sustentar esse país. A classe trabalhadora tem que destruir a burguesia antes que ela nos destrua”, defendeu Antônia Ivoneide Melo, a Neném, do MST estadual. “Caracterizar a grandiosidade da crise que o Brasil está atravessando é importante dizer em um congresso como esse. A questão central neste momento é a mobilização e a unidade do povo brasileiro contra a elite econômica que tenta impor a agenda neoliberal neste país”, avaliou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Rodrigo Suñe, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, avaliou que a ofensiva da direita chegou a um nível continental e mundial. “E é importante entendermos que a prisão do ex-presidente Lula também visa restaurar um projeto neoliberal no continente”, afirmou Rodrigo, para quem a formação e a politização são essenciais na atual conjuntura.

“Precisamos acreditar muito mais agora na nossa força. E a Frente Brasil Popular é o embrião de uma esquerda que precisa se reencontrar. É nossa responsabilidade neste 1º de Maio defender uma pátria livre e socialista como norte da construção de um Brasil de todos nós”, disse De Assis Diniz, que recebeu homenagem durante o lançamento. O dirigente acaba de se afastar da direção estadual do PT para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). “Para nós, esse momento hoje é de extrema importância, e a juventude e as mulheres do campo também estão juntas nesse batalha, defendendo os direitos da classe trabalhadora e enfrentando a prisão política de Lula, que tanto fez por nós”, enfatizou Milena Camelo, secretária de Juventude da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Congresso do Povo – síntese e orientação

O lançamento estadual do Congresso do Povo em Fortaleza encerrou-se com a síntese e a cartilha de orientações sobre os próximos passos. “Essa é uma iniciativa de construção de força social do povo brasileiro para enfrentar o Golpe e a ofensiva conservadora que estamos enfrentando”, explicou Joyce Ramos, da Consulta Popular, acrescentando que a FBP-Ceará seguirá construindo e fortalecendo a unidade em todo o estado. Os meses de maio, junho e julho seguirão um cronograma no estado, com a realização de seminários regionais de formação de formadores, congressos municipais/regionais e o próprio Congresso Estadual do Povo, previsto para o fim do primeiro semestre.

Movimentos populares e sindical ligados à FBP darão seguimento agora à participação em Seminários Regionais do Congresso do Povo. No Ceará, a Frente organizará seminários de preparação em todas as regiões do estado: Região Metropolitana de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Região Norte, Inhamuns, Centro-Sul e Cariri. Nos seminários regionais, o processo também será conduzido pela militância das organizações populares e lideranças locais (sindicatos, movimentos, igrejas, associações etc). O Seminário Regional deve debater os objetivos do Congresso do Povo e traçar um plano de trabalho para a construção na região e nos municípios.

Fonte: CUT Ceará


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO