Focando os direitos humanos, Fetamce abre inscrições para a IV Jornada do Trabalho Decente


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) abre inscrições para a IV Jornada do Trabalho Decente, com o tema “Não vão calar a nossa voz – Pelo Direito Humano à Liberdade Sindical e Trabalho Digno”, a ser realizada nos dia 11 e 12 de dezembro de 2014, no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza – Rua Tenente Benévolo, 201, Centro (antigo Seminário da Prainha, na Monsenhor Tabosa).


O evento destaca os direitos humanos, com foco nos direitos de todas as pessoas – mulheres, jovens, minorias, negros e negras, LGBTs, pessoas com deficiência, povos indígenas, pobres e marginalizados. “Para fazer ouvir todas as vozes na vida pública e para que todos (as) sejamos incluídos no processo de decisão política”, adverte a presidenta da Federação, Enedina Soares.


A Jornada também põe em evidência ainda as situações reais de violação dos direitos sindicais, desrespeito aos direitos trabalhistas, situações de discriminação e preconceitos, práticas de condutas antisindicais e a existência de indicadores socioeconômicos que afetam a vida dos servidores públicos municipais no Ceará.


Cada sindicato de servidores filiado à Federação terá o direito de inscrever quatro representantes, sendo um(a) jovem, uma mulher, um negro(a) e um representante do segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A direção estadual da Fetamce também terá direito a participação e se inscreve em separado das vagas da entidade sindical de base.


Segundo Enedina Soares, a participação de dirigentes e demais militantes oportunizará a construção de um qualitativo debate, aprofundando os desafios que coloca a pauta. “O evento coloca em pauta a promoção da igualdade de oportunidades no serviço público municipal, que é uma das principais missões da Fetamce”, resumiu a presidenta.


A atividade compõe as ações da campanha “Serviço Público de Todas as Cores – Construindo a igualdade de oportunidades através do combate à homofobia, ao racismo e à violência contra a mulher”.


Como se inscrever?


Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição CLICANDO AQUI. Preencha o documento com os três indicados, sendo um jovem, uma mulher, um negro e um LGBT. Após isso, encaminhe a ficha pelo e-mail: fetamce@fetamcetmp.org.br, colocando no assunto da mensagem eletrônica o título: “Inscrição Jornada do Trabalho Decente”.


Após receber a inscrição, a secretaria-geral da Fetamce homologará e confirmará os inscritos por e-mail e por telefone.


A Fetamce pede ainda que se confirme a necessidade de hospedagem para os participantes. As despesas de transporte serão custeadas por cada sindicato.


E atenção: diretores da Federação podem confirmar sua participação diretamente na secretaria da Fetamce.


Outras informações:


Tel.: (85) 3226.1788


Programação da IV Jornada:


A IV Jornada Estadual do Trabalho Decente terá o mesmo tema geral da V Marcha e será realizado no dia 11 e 12 de dezembro de 2014, sendo a abertura no dia 11 às 19h. A Jornada cumprirá a seguinte programação:


Dia 11/12


19h: Sessão de abertura política


Representantes da FETAMCE, CONFETAM e CUT;


Lançamento do “Memórias das Lutas”, da Fetamce


20h: Conferência Magna “Direitos Humanos, Liberdade Sindical e Trabalho Digno”;


22h: Coquetel de lançamento do 1º. Anuário Estadual de Liberdade Sindical e Trabalho Digno no Serviço Público Municipal do Ceará;


Dia 12/12


8h: Mesa Redonda 1: Experiências de proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais protagonizada por Governos, Sociedade Civil e outros segmentos;


10h: Mesa Redonda 2: O Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e as Convenções Internacionais


12h: Almoço


14h: Mesa Redonda 3: A acionabilidade, a exigibilidade e a justiciabilidade, no âmbito nacional quanto internacional, dos direitos humanos econômicos;


16h: Manifesto Político Sindical: Leitura e entrega da Petição Sindical solicitando a apuração de denúncias catalogadas nos municípios.


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO