Dilma se compromete a defender participação dos trabalhadores no BRICS


Em reunião nesta terça-feira (15) no Centro de Convenções em Fortaleza, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a atender a reivindicação dos sindicalistas de ter assento no BRICS.


“Na próxima reunião acho que já dá para vocês participarem. Eu assumo com vocês esse compromisso”, declarou Dilma, junto à delegação de dirigentes sindicais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


De acordo com a presidenta, esta “é uma questão de simetria. Se os empresários podem fazer o seu fórum, que ocorre em paralelo à reunião dos BRICS e apresentar suas propostas, os trabalhadores também têm esse direito”.


O presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Antonio Felício, considera que a postura da presidenta aponta para a “valorização da negociação coletiva”´. Para João, “é um reconhecimento de que na sociedade existem duas partes em contradição permanente, os empresários e os trabalhadores, que devem ter direito ao mesmo espaço de debate e de proposta”.


“Como presidenta do BRICS ela falará em especial com o Putin, que vai sucedê-la, para defender o espaço dos trabalhadores na próxima reunião”, acrescentou o presidente da CUT, Vagner Freitas. Segundo o líder cutista, “a reunião foi extremamente positiva porque equilibra a correlação de forças na disputa entre capital e trabalho”.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO