Com direitos negados, professores de Guaraciaba do Norte entram em greve


Os professores de Guaraciaba do Norte iniciaram na última quinta-feira, 18 de fevereiro, greve geral. A categoria paralisou as atividades depois da prefeitura descumprir grande parte dos acordos firmados junto à Promotoria de Justiça da cidade.


A principal pauta do movimento é a demanda pelo pagamento de oito parcelas da progressão horizontal. Segundo o Sindicato de Servidores Públicos Municipais (Sindsep), que lidera o movimento, a prefeitura deve de R$ 2.000 a R$ 5000 aos profissionais do magistério, referente ao retroativo das citadas evoluções horizontais.


Além disso, conforme acordo firmado no Ministério Público, o Executivo deveria aplicar imediatamente o atual ciclo de progressões horizontais e verticais dos professores que entregaram certificados de graduação, pós-graduação e mestrado, e que gozam do direito adquirido, respeitando o direito à carreira e valorização, conforme assegura a Constituição de 1988.


A categoria realizou passeata no dia 19 de fevereiro, onde defenderam também de outras reivindicações, como ressarcimento dos valores referentes a deslocamento retirados do mês de dezembro de 2015; garantia da eleição para diretor e coordenador de escola, respeitando a gestão democrática nas instituições de ensino, conforme a legislação pertinente; reforma do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, diante das ilegalidades e inconstitucionalidades existentes no mesmo; convocação dos professores aprovados no último concurso público; respeito ao PCCR referente à quantidade de alunos por turma; e melhoria da qualidade estrutural das escolas do município.


“O Sindsep parabeniza a todos os professores que estão no movimento grevista, movimento que vem crescendo em número de adesões, na defesa do pagamento do direito adquirido, dentre outras reivindicações. Aproveitamos para pedir o apoio de pais de alunos, dos alunos e de toda a sociedade, para que os professores tenham seus direitos respeitados, e se sintam mais motivados para a promoção de uma verdadeira educação de qualidade no município de Guaraciaba do Norte”, diz a direção do sindicato.


Uma nova audiência de mediação foi marcada pelo Ministério Público para o dia 24 de fevereiro, onde Secretaria de Educação e Sindsep voltam a discutir os problemas que levaram à greve. Entretanto, os professores seguem parados até que as demandas sejam efetivamente aplicadas.


Professores conquistam reajuste acima do estipulado pelo MEC    


Mas nem todas as notícias são ruins em Guaraciaba do Norte. As negociações conseguiram garantir, pelo menos, o reajuste dos salários dos profissionais do magistério, com índices superiores ao estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) em algumas referências.


Os educadores com nível médio de formação conquistaram 11,36%, quem tem graduação conseguiu 15%, já os professores com pós-graduação (como especialização e mestrado) alcançaram 26% e aqueles com curso pedagógico terão crescimento salarial de 11,36% também.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO