Trabalhadores priorizam segurança e condições do local de trabalho, aponta Dieese

Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que a principal preocupação dos trabalhadores brasileiros, no que diz respeito à saúde e segurança, está relacionada ao local de trabalho e às condições de segurança.

De acordo com os dados do Sistema de Acompanhamento de Greves do Dieese (Dieese-SAG), em 2024, questões ligadas à saúde e segurança estiveram na pauta de 130 greves. A frequência dessas reivindicações varia conforme o setor:

  • Servidores públicos – 51%;
  • Trabalhadores de empresas privadas – 42%;
  • Trabalhadores de empresas estatais – 7,7%.

No setor público, a adequação do local de trabalho se destacou, sendo tema de mais de 82% das 54 greves sobre saúde e segurança. Profissionais da educação e da saúde lideram a mobilização, exigindo reformas e reparos em escolas e unidades de saúde. O pagamento do adicional de insalubridade aparece como uma demanda secundária, presente em 15% das greves.

Já nas empresas privadas, as condições de segurança (41%) e a adequação do local de trabalho (39%) aparecem com quase a mesma relevância entre as reivindicações. Além disso, os trabalhadores também protestam por manutenção de máquinas (24%), fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (17%) e pagamento de adicional de insalubridade (17%).

Nas empresas estatais, a adequação do local de trabalho foi mencionada em 80% das 10 greves registradas com pautas de saúde e segurança. Em metade delas (50%), as condições de segurança foram o ponto central das reivindicações.

Os dados evidenciam a preocupação crescente das diversas categorias com ambientes laborais mais seguros e estruturados, refletindo a importância da pauta de saúde e segurança nas mobilizações dos trabalhadores brasileiros.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO