Foi lançada, na última sexta-feira (6), a Plataforma Política da Classe Trabalhadora de Quixadá. O evento, realizado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), contou com a união de diversos sindicatos e movimentos sociais, incluindo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá e Região (SINDSEP), o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTR), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Quixadá e Região (SECQR), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Quixadá (SINDCALÇADOS), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (SINTSEF) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Quixadá (MST).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a luta da classe trabalhadora nas eleições municipais de 2024, apresentando demandas prioritárias para o desenvolvimento de Quixadá. Entre as principais reivindicações da plataforma estão o aumento salarial e a ampliação de carreiras, melhores condições de trabalho, valorização dos profissionais de saúde e educação, além de políticas de inclusão social, sustentabilidade e transparência na gestão pública.
Os seis eixos temáticos da plataforma incluem reivindicações fundamentais para a classe trabalhadora, como trabalho e previdência, economia e gestão pública, sustentabilidade, Estado e sociedade, igualdade de oportunidades e políticas temáticas. A plataforma busca garantir que as propostas apresentadas sejam incorporadas nos planos de governo dos candidatos e candidatas aos cargos do Legislativo e Executivo municipal.
O documento é fruto de uma construção coletiva que envolveu as principais entidades representativas da classe trabalhadora local, ampliando o debate para além das pautas individuais de cada categoria.
O termo de compromisso da Plataforma da Classe Trabalhadora foi assinado pelo candidato a prefeito do PT e pela candidata a vice-prefeita do União Brasil. Entre os candidatos(as) a vereador(a), os que compareceram e assinaram foram do PT, PV, PSOL e União Brasil.
(com informações do SINDSEP Quixadá)