Tamboril recebe 1º seminário regional de direitos humanos da comunidade LGBTI

Com informações e fotografia do Blog do Manuel Sales.

A cidade de Tamboril recebeu no último sábado, 22 de julho, o primeiro seminário regional de direitos humanos LGBTI. Promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Subsecção de Crateús, em parceria com a Comissão Estadual da OAB-CE e da Coordenadoria de Políticas públicas LGBT do Estado do Ceará, o evento teve como tema: “Faça dos sertões um território sem homofobia” e aconteceu no Auditório da Escola Profissionalizante.

Com temas voltadas a comunidade LGBTI, sobretudo relacionado ao combate à homofobia, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Subsecção de Crateús, Gimpaulo Barros, ressaltou que o evento teve o objetivo de despertar na população de Tamboril e da região, uma conscientização política e de respeito para com o próximo, independente da orientação sexual. “A população LGBTI tem seus direitos constitucionais garantidos e devem ser colocado em prática. Vamos lutar no combate à homofobia”, disse Gimpaulo Barros.

No local, foram realizadas ações de promoção a saúde em parceria com a secretaria de saúde do município.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) foi representada na atividade por sua secretária de formação, Iracema Oliveira, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tamboril, e por seu secretário LGBT, Rafael Fernandes.

Participam do evento os presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CE, Vanessa Venâncio, e da OAB Subsecção de Crateús, Gimpaulo Barros, ao lado do coordenador de Políticas Públicas LGBT do Governo do Estado, Narciso Junior, Roger Sabóia, Secretaria de Direitos Humanos de Sobral, Mitchelle Meire do Fórum Cearense LGBT e Samilla Marques, coordenadora Nacional de Cultura da Rede Trans Brasil, o prefeito municipal Pedro Calisto e a primeira dama Zélia Rodrigues e representantes de grupos LGBT de Nova Russas, Novo Oriente, Crateús, Santa Quitéria, Ipueiras, Morrinhos, Sobral, Jaguaribe, Pacatuba e Fortaleza.

“Achamos salutar trazer a discussão da luta pela igualdade de direitos para a população LGBTI para Tamboril. A Fetamce se orgulha de ser parceria desta iniciativa, que pode ser o pontapé de uma série de outras conquistas no combate à homofobia”, destacou Iracema Oliveira.

A atividade foi encerrada com a realização de uma noite cultural, que aconteceu na praça principal da cidade e contou com a participação de centenas de pessoas.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO