Sindicato de Capistrano denuncia atraso no pagamento de salários e irregularidades previdenciárias

Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capistrano (SINDCAP) denunciam atraso no pagamento dos salários de dezembro de 2024 dos servidores municipais e falta de repasses previdenciários por parte da gestão anterior, do ex-prefeito Júnior Saraiva. De acordo com o presidente do SINDCAP, Amauri Freire, a situação tem gerado indignação entre os trabalhadores, que estão sendo prejudicados pela falta de compromisso com os direitos básicos da categoria.

Ainda em novembro de 2024, o SINDCAP acionou o Ministério Público do Ceará solicitando o bloqueio das contas do município como medida preventiva para garantir o pagamento dos salários de novembro e dezembro. O pedido foi inicialmente acatado pelo MPCE e pelo juiz responsável, resultando no pagamento do mês de novembro graças ao bloqueio judicial. Contudo, para dezembro, o juiz recuou, deixando a decisão sob responsabilidade da gestão municipal, que não honrou o compromisso de pagar os salários dos servidores.

Segundo Amauri, apenas as secretarias de Finanças, Administração e Gabinete tiveram os salários pagos em dezembro. As demais categorias ficaram sem receber, deixando o débito para a gestão atual, que propôs parcelar o pagamento em quatro vezes, sem, até o momento, definir a data de início do pagamento da primeira parcela.

Além dos atrasos salariais, o SINDCAP denuncia a grave situação previdenciária no município. A gestão anterior deixou de fazer repasses ao fundo de previdência, gerando uma dívida total de R$ 40 milhões ao fundo de previdência.

DEIXE UM COMENTÁRIO