Senado impõe derrota ao governo e derruba veto a reajuste de servidores

Por 42 votos a 30, Veto 17/20 foi derrubado por senadores e agora vai à Câmara onde precisa de pelo menos de 257 votos. Sessão que começaria às 19h de ontem (19) foi transferida para às 15h dessa quinta (20)

Em uma derrota para o Governo Federal, por 42 votos a 30, o Senado Federal decidiu, nesta quarta-feira (19), derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que impedia a concessão de reajustes a algumas carreiras do funcionalismo público até o fim de 2021.

O texto, que colocava profissionais de segurança pública, saúde, e educação em uma lista de exceções sobre as quais a restrição a reajustes salariais não recairia, havia sido aprovado pelos parlamentares dentro do pacote de socorro financeiro a estados e municípios, mas acabou sendo barrada por Bolsonaro após pressão da equipe econômica e em acordo com governadores e prefeitos.

O Veto 17/20, ligado à LC 173/20, segue agora para a Câmara dos Deputados onde ainda precisa de pelo menos 257 votos. A sessão na Câmara que estava prevista para as 19 horas de ontem (19) foi transferida para às 15h dessa quinta (20).

Para as entidades de defesa do serviço e dos servidores públicos a mobilização segue sendo fundamental. É preciso buscar apoio junto aos deputados federais.

Governo foi surpreendido

O resultado pegou de surpresa não apenas membros do governo, mas alguns senadores que trabalhavam para derrotar o Palácio do Planalto no tema. Poucas horas depois da votação, o ministro Paulo Guedes, da Economia, subiu o tom contra os senadores.

(com Agência Senado)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO