Relatório do Inep revela que 67% dos futuros professores estão em cursos de EaD

De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), a maioria dos estudantes de cursos de formação de professores no Brasil, como pedagogia e licenciaturas, opta pela modalidade de ensino a distância (EaD).

O levantamento, divulgado na última quinta-feira (3), mostra que 67,1% dos alunos matriculados em cursos de formação inicial de docentes em 2023 estudam por EaD. Entre os que ingressaram na graduação no ano passado, 81% escolheram essa modalidade.

O relatório também aponta que a rede privada lidera o número de matriculados em cursos de licenciatura, com mais de 500 mil estudantes a mais em relação às instituições públicas (1.097.982 na rede privada contra 572 mil na pública).

Nas universidades privadas, 90% das vagas ofertadas para licenciaturas são à distância, enquanto nas públicas, apenas 19,7% são ofertadas nesse formato. Além disso, 93,5% dos estudantes que iniciaram licenciaturas no setor privado estão em cursos EaD, enquanto na rede pública, 70,2% dos alunos ainda seguem o ensino presencial.

Em maio de 2023, o MEC regulamentou novas diretrizes para os cursos de formação de professores à distância, estipulando que ao menos 50% da carga horária deve ser presencial. Já em julho, houve a reformulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), através da Portaria n.º 610/2024.

Com o foco mais direcionado à avaliação das competências dos futuros docentes, o exame também passará a considerar as habilidades práticas adquiridas durante estágios supervisionados, em vez de apenas os conteúdos curriculares dos cursos.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO