Regional de Itapipoca debate justiça fiscal e desmonte do serviço público


Na última quarta-feira, 31 de agosto, a Regional de Itapipoca da Fetamce realizou debate sobre o Desmonte Municipal e a Justiça Fiscal. Realizado na cidade de Trairi, o encontro teve como objetivo aprofundar as temáticas citadas, para que os servidores municipais estejam na rua lutando conscientemente.


 


Em sua participação, Vicente Flávio, assessor da Fetamce, apresentou inicialmente um diagnóstico do atual sistema tributário brasileiro e, em seguida, discorreu sobre a regressividade do nosso Sistema Tributário, excessivamente concentrado sobre o consumo de bens e serviços, fazendo com que, proporcionalmente, os mais pobres paguem mais impostos que os mais ricos. Como solução, propõe uma mudança na composição da carga tributária: “já que não existe espaço para reduzir a carga tributária bruta, pelo menos no curto prazo, propomos uma mudança no sistema tributário de forma a aumentar a tributação sobre a renda e o patrimônio e, com isso, reduzir a carga tributária sobre o consumo”, explicou.


 


Por sua vez, Ninivia Campos, diretora da Federação, esclareceu sobre o desmonte dos municípios e dos direitos. Ela afirmou que os trabalhadores precisam estar conscientes e firmes na defesa da Democracia e na luta pela manutenção de direitos, seguindo o caminho da justiça fiscal. Ela lembrou que o golpista Michel Temer, que assume o poder central, poderá conseguir, com dois projetos – PLs 241 e 257/16, a destruição do Estado. Os projetos têm como objetivo comum congelar os orçamentos primários da União, dos Estados e dos Municípios. “É difícil imaginar como isso possa ter sido pensado por parte de autoridades eleitas ou de burocratas públicos que respondem, de alguma forma, pelo interesse público e o bem estar da sociedade brasileira. Entretanto, isso não só foi pensado, para espanto geral, como foi materializado na forma de projetos de lei que surpreendentemente estão merecendo a simpatia de parte do Congresso. É uma crime contra a economia, um crime contra a sociedade. Esses projetos, se transformados em lei, liquidam o setor público e perpetuam a depressão em que nos encontramos”, afirmou Ninivia.


 


O debate foi também mobilizatório para VII Marcha dos Servidores Municipais, que tem como tema “Servidores em Luta – Contra o Desmonte dos Municípios e dos Direitos”. O evento acontece no dia 16 de setembro de 2016, às 8 horas, com Concentração na Justiça Federal – Praça General Murilo Borges (Centro – Fortaleza/CE). Saiba mais sobre a Marcha no hotsite: www.fetamce.org.br/emluta.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO