A qualidade do crédito melhorou no quarto trimestre de 2009 e registrou alta de 0,5%, segundo a Serasa Experian, atingindo 78,6 no indicador, que vai de 0 a 100.
Com este resultado, o indicador reverteu uma queda de dois trimestres consecutivos (segundo e terceiro trimestres de 2009), sendo que o patamar de 78,2, verificado no terceiro trimestre, havia sido o menor de toda a série histórica iniciada em 2007.
“A melhora na qualidade de crédito do consumidor observada no quarto trimestre de 2009 esteve intimamente relacionada com a redução dos índices de inadimplência do consumidor, especialmente ao longo do segundo semestre do ano passado. De fato, após registrar taxas anuais de crescimento ao redor de 10% durante o primeiro semestre de 2009, a inadimplência das pessoas físicas, medida pela Serasa Experian, desacelerou para um avanço anual de 6,0% no terceiro trimestre de 2009 e, no último trimestre do ano passado, acabou registrando queda de 2,6% em relação aos últimos três meses de 2008”, informa a entidade.
A Serasa ressaltou ainda que, apesar da recuperação observada no quarto trimestre de 2009, o indicador de qualidade ainda encerrou o ano de 2009 abaixo do patamar de 78,8 verificado no último trimestre de 2008.
Na análise regional, verifica-se que a região Sul está acima média nacional, registrando a melhor marca, 83,8, seguida pelo Sudeste, com 78,6, empatado com a média nacional. Já a região Norte teve a pior qualidade de crédito, marcando 74,6. O Centro-Oeste (76,4) e o Nordeste (77,6) ficaram abaixo da média nacional.
Fonte: Fetamce