Projeto isenta de IPI material escolar de fabricação nacional

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6705/09, do Senado, que isenta os produtos escolares de fabricação nacional do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A comercialização desse tipo de material também é dispensada do recolhimento do PIS/Pasep.


A proposta lista especificamente os seguintes produtos a serem beneficiados: cola; borracha; pasta e mochila para estudante; caderno; classificador, pincel e artigos escolares confeccionados de plástico.


Falta de recursos

Pelo texto, o Executivo estimará o montante da renúncia de receitas e incluirá esse cálculo em demonstrativo constante do projeto de lei orçamentária. Essa demonstração deverá ser feita 60 dias após a publicação da nova lei. Os benefícios fiscais só entrarão em vigor no exercício financeiro posterior à adoção dessa medida pelo governo.


O autor da proposta, senador José Agripino (DEM-RN), argumenta que muitos estudantes pobres abandonam a escola por falta de recursos. Em sua opinião, “é dever do Estado não só garantir o acesso à educação, como contribuir para que diminua a evasão escolar”.


Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO