Em pelo menos quatro cidades do Ceará, prefeitos autorizam reajuste de 33,23% para os professores. É o caso de Brejo Santo, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Porteiras. A Capital cearense foi a primeira do país a confirmar a reposição salarial de acordo com índice estipulado pelos mecanismos da Lei do Piso do Magistério (11.738/2008).
O anúncio foi feito pelos gestores nas redes sociais. Gislaine Landim, prefeita de Brejo Santo, e os prefeitos José Sarto, Glêdson Bezerra e Fábio Pinheiro Cardoso, de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Porteiras, confirmaram que o benefício será retroativo ao mês de janeiro de 2022.
Com isso, cresce o número de gestores que cumprem o que está na lei e em decisão do STF. Tendência é que ações desse tipo se espalhem cada vez mais por todo o País, desmoralizando a absurda orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que é contrária ao aumento.
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) reforça que é preciso intensificar a mobilização nos municípios para garantir o reajuste integral dos professores.