Intransigência e violência contra professores de Icó são novamente registradas

Atos de violência física e moral contra professores, servidores, população e movimentos social e sindical voltaram a se repetir em Icó (CE). Nesta quinta-feira, 22, durante ato estadual convocado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) para tentar barrar a aprovação do projeto que corta 50% do salário de 362 professores, a polícia militar e a guarda municipal atuaram novamente de forma repressiva, repetindo as cenas de violência da última segunda-feira, 19.

Mais uma vez a operação foi liderada pelo sargento Geilson Lima, que também é Secretário de Segurança da cidade, mesmo as suas ações, desproporcionais e arbitrárias, já tendo sido denunciadas às autoridades e duramente criticadas pela opinião pública, com grande repercussão na imprensa estadual e nacional. Nas imagens, ele aparece atirando novamente contra os trabalhadores.

Conforme a presidente da Fetamce, Enedina Soares, o agravante é que tudo isso ocorreu enquanto uma comissão liderada por ela tentava negociar com secretários municipais a retirada de pauta do projeto da Prefeita Laís Nunes, que não pisou na cidade durante toda esta semana, segundo os próprios gestores municipais.

“Fomos recebidos a pedido da Casa Civil do Estado e durante a reunião onde nós propusemos a solução do conflito, recebemos a notícia de gente ferida e dirigente sindical atingido por balas e spray de pimenta nas ruas de Icó”, disse Enedina Soares.

As informações da truculência foram informadas para quem estava na reunião, mas o apelo não foi ouvido pelas autoridades municipais.

Também não foi aceita a proposta apresentada pelos sindicalistas. Ligações telefônicas foram feitas para a Prefeita pela Chefe de Gabinete do Icó, Jequélia Alcantara. Segundo a secretária, a gestora disse: “o projeto está na Câmara e vai ser votado”.

De fato, como a família Nunes controla os dois principais poderes da cidade, a prefeitura é de Laís Nunes, esposa do ex-prefeito Neto Nunes, e o legislativo é presidido por Fernando Nunes, irmão de Neto, a medida foi aprovada por 8 votos a 7, sendo o voto de desempate de Fernando.

Entretanto, segundo juristas a medida pode ser derrubada judicialmente, haja vista que não teria atendido o regimento da Câmara Municipal da cidade, que coloca que em votações de leis complementares, estas precisam alcançar dois terços dos votos dos vereadores, o que não aconteceu nem na primeira e nem na segunda votação. Os Sindicatos dos Servidores e Professores, assim como a Fetamce, vão recorrer judicialmente.

Mobilização estadual

O ato desta quinta-feira contou com a participação de representantes do movimento sindical de todo o Ceará. Os movimentos sociais do estados também aderiram ao evento. Mais de 100 entidades estiveram representadas na maior caravana já realizada pela Federação. O comércio em Icó fechou as portas em solidariedade aos professores e servidores e a população tomou às ruas em apoio à classe.

“Num gesto de intransigência, a prefeita passa por cima de tudo, da opinião pública, dos direitos professores e servidores e joga famílias na precariedade. Sem metade da renda e muitas vezes com o salário já comprometido com empréstimos, muitas pessoas já se encontram desesperada. Sem contar a violência e o mandonismo local. O que vimos aqui é imoral e vamos resistir e lutar contra tudo isso”, finaliza a presidente da Fetamce.

Movimento continua

As mobilizações devem continuar. Nesta sexta-feira, 23, os sindicatos devem reunir os servidores para dialogar sobre os próximos passos. De volta a Fortaleza, a diretoria da Fetamce tomará novas providências judiciais e institucionais.

Prefeita em Fortaleza

No fim da noite de ontem, nas redes sociais, uma pessoa disse que flagrou a prefeita no Shopping Iguatemi. Acompanhada dos filhos, Laís Nunes estaria lanchando na praça de alimentação do shopping enquanto o povo era alvejado nas ruas. Acompanhe o relato e a imagem:


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO