Foram 34 votos a favor, 8 votos contra e nenhuma abstenção. Projeto é de autoria do Governador Camilo Santana, que aplica no Estado o receituário de Bolsonaro.
Na tarde desta quinta-feira, 19, a reforma da Previdência estadual foi aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará com ampla vantagem. Foram 34 votos a favor, 8 votos contra e nenhuma abstenção ao Projeto de Lei Complementar (PLC). A proposta de Emenda à Constituição (PEC) também já foi aprovada.
Uma emenda coletiva proposta pela base aliada e votada antes da PLC foi aprovada com 35 votos a favor e nenhum voto contrário. Seis deputados se abstiveram: André Fernandes (PSL), Heitor Ferrer (SD), Nelinho (PSDB), soldado Noelio (Pros), Vitor Valim (Pros) e Renato Roseno (Psol). No texto, estão incluídas reivindicações levadas aos parlamentares pelos servidores do Estado.
No total, seis emendas foram apresentadas, mas apenas três foram aprovadas. Conforme a deputada Fernanda Pessoa (PSDB), uma das emendas foi diretamente levada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e trata da cota de pensão por morte que se refere aos dependentes. O governo havia proposto 15%, mas a emenda aumentou para 20%. Foi reduzido também o período adicional de contribuição: a proposta do governo tinha sido de 85%, mas foi aprovada porcentagem de 60%.
“A nossa terceira (emenda), que eu acredito que é a que tem a cara da deputada Fernanda, é a questão da área da saúde. Na morte do servidor, a gente consegue 100% ser revertido para aquele dependente”, explicou a parlamentar.
Na manhã de quinta, entidades e sindicatos de servidores protestaram contra o texto, que propõe elevação da idade mínima de aposentadoria e taxa de remuneração acima de dois salários mínimos. Durante a manifestação, houve confronto com a polícia e uso de bombas de efeito moral e gás de pimenta pelas forças de segurança.
Como os deputados votaram:
José Sarto – Presidente – PDT (Só vota a em caso de empate)
A Favor:
- Fernando Santana – PT
- Bruno Gonçalves – PL
- Evandro Leitão – PDT
- Aderlana Noronha – SD
- Patrícia Aguiar – PSD
- Romeu Aldigueri – PDT
- Acrisio Sena – PT
- André Fernandes – PSL
- Antonio Granja – PDT
- Agenor Neto – MDB
- Aldic Mota – PSB
- Augusta Brito – PcdoB
- Bruno Pedrosa – PP
- Davi de Raimundão – MDB
- Dra Silvana – PL
- Elmano Freitas – PT
- Erika Amorim – PSD
- Fernando Hugo – PP
- Guilherme Landim – PDT
- Jeová Mota – PDT
- João Jaime – DEM
- Júlio Cesar Filho – Cidadania
- Leonardo Araújo – MDB
- Lucilvio Girão – PP
- Manoel Duca – PDT
- Marcos Sobreira – PDT
- Moisés Braz – PT
- Nezinho Farias – PDT
- Nizo Costa – PSB
- Oriel Nunes Filho – PDT
- Queiroz Filho – PDT
- Sérgio Aguiar – PDT
- Walter Cavalcante – MDB
- Tin Gomes – PDT
Contra:
- Dadvid Durant – Sem partido
- Carlos Felipe – PcdoB
- Fernanda Pessoa – PSDB
- Heitor Ferrer – SD
- Nelinho – PSDB
- Renato Roseno – PSOL
- Soldado Noélio – PROS
- Vitor Valim – PROS
Ausentes:
- Luiz Henrique – PP
- Delegado Cavalcante – PSL
- Salmito Filho – PDT
Com informações do jornal O Povo