IBGE monta painel com ‘mapa’ da covid-19 por município

Segundo o instituto, objetivo foi reunir informações integradas de cada cidade e contexto em relação às demais

O IBGE lançou nesta segunda-feira (21) o Painel Covid-19 Síntese por Município. Por meio de mapas interativos, o instituto reuniu, em um único ambiente, indicadores “para o planejamento de ações de apoio contra a pandemia” em todos os municípios brasileiros. A plataforma está disponível no endereço covid19.ibge.gov.br.

“A ideia é permitir que a sociedade tenha acesso a um conjunto de informações mais integradas de seu município e também do contexto em que eles se encontram em relação aos demais”, diz o coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE, Claudio Stenner. “O gestor municipal, e estamos falando em 5.570 municípios, tem uma ferramenta por meio da qual poderá encontrar todos os indicadores de interesse num único ponto, sem precisar ficar visitando diversos produtos”, acrescenta o coordenador de Geomática, Rafael March.

População e SUS

O painel reúne dados do próprio IBGE, do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dessa forma, foram reunidos em três categorias: população vulnerável (informações de 2010 e 2019), capacidade de resposta do sistema de saúde (2019) e acompanhamento da pandemia (2020).

São 24 indicadores no total. No item sobre o sistema de saúde, por exemplo, o IBGE reuniu dados como números de enfermeiros, leitos de UTI, médicos e respiradores – no SUS ou não. “Para cada indicador selecionado, o usuário pode visualizar não apenas a situação do município escolhido, mas a dos demais ao seu redor”, informa o instituto.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO