Governo do Ceará lança turmas de EJA voltadas para a população LGBTQIA+

Com o objetivo de ampliar a escolaridade e garantir o direito à educação da comunidade LGBTQIA+, o Governo do Ceará lançou, durante a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a criação de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltadas exclusivamente para esse público. A ação é fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria da Diversidade (Sediv) e a Secretaria da Educação (Seduc).

Representando a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), esteve presente na cerimônia de assinatura o secretário LGBTQIAPN+ da entidade, Rafael Fernandes, reafirmando o compromisso do movimento sindical com políticas públicas inclusivas e emancipadoras.

Segundo a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, as aulas serão ofertadas para pessoas atendidas no Centro Estadual de Referência LGBT Thina Rodrigues, em Fortaleza. A prioridade de matrícula será para integrantes do projeto-piloto Empodera+, iniciativa do Governo Federal que visa promover a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. No entanto, mesmo quem não for contemplado com a bolsa do projeto poderá se inscrever nas novas turmas.

“Essa população, principalmente as pessoas trans, muitas vezes não conseguem terminar os estudos por questões de bullying homofóbico e transfóbico na escola. Passam a não estudar, a ter problemas inclusive sociais e vão parar em outro lugar, da vulnerabilidade”, destacou Mitchelle.

“A criação dessas turmas representa um passo significativo na luta pela equidade educacional, combate às desigualdades históricas e promoção da cidadania plena da população LGBTQIA+ no Ceará”, ressaltou Rafael Fernandes.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO