Fórum popular contra a privatização da água é lançado no Ceará

O Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água Ceará (FAMA-CE) foi lançado na última quarta-feira (17/01), no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Kellynia Farias, servidora municipal de Caucaia e dirigente do Sindicato de base da cidade, representou a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) na atividade, que reuniu também movimentos sociais, centrais sindicais, socioambientalistas e a sociedade em geral.

Com o tema “Água é direito, não mercadoria”, o FAMA foi criado em contraposição ao 8º Fórum Mundial da Água, marcado para acontecer no período de 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, organizado pelo Conselho Mundial da Água.

Segundo a organização do Fórum, a ideia é reunir os esforços dos movimentos sociais nacionais e internacionais para afirmar o acesso à água como um direito humano fundamental, sobretudo para os/as que vivem o empobrecimento, os conflitos por água, e para quem a água se tornou um recurso inacessível, devido a destruição ambiental, incluindo o desequilíbrio climático, que determina a quebra dos serviços ambientais, e as iniciativas das grandes corporações que privatizam e mercantilizam a água de maneira crescente.

O FAMA explica que é necessário enfrentar os grupos econômicos que querem privatizar a água, com destaque para as iniciativas das grandes corporações que se apropriam e mercantilizam a água de maneira crescente.

“A Fetamce e os servidores públicos também estão engajados nesta luta. Compreender que a água é um patrimônio da humanidade também implica dizer que ela não pode ser sequestrada e transferida para o domínio de empresas. Precisamos dar eco a este debate junto ao povo”, comenta Kellynia Farias.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO