Na tarde desta quarta-feira (23), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) promoveu uma plenária on-line com dirigentes sindicais de todo o estado, fortalecendo a mobilização da categoria em torno de pautas estratégicas da luta sindical.
Dois temas centrais marcaram o encontro: a mobilização para a Marcha da Classe Trabalhadora e a participação da Fetamce na COP-30, que será realizada em Belém, no Pará, no final deste ano.
A Marcha da Classe Trabalhadora, que ocorrerá no dia 29 de abril, em Brasília, pretende reunir diversas organizações sindicais, movimentos populares e entidades sociais em defesa do emprego, dos direitos sociais e da democracia. A Fetamce, em articulação com a CUT e suas entidades filiadas, prepara a participação ativa dos sindicatos cearenses, reforçando a necessidade de presença massiva nas ruas para pressionar pelo fim da escala 6X1.
Outro destaque da plenária foi a apresentação das ações que estão sendo planejadas para garantir a presença da Fetamce na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) em novembro, em Belém (PA). A Federação se prepara para levar à conferência internacional as pautas do movimento sindical municipalista, com foco na justiça climática, proteção dos serviços públicos e garantia de direitos dos trabalhadores e das populações mais vulneráveis diante das mudanças climáticas.
A presidenta da Fetamce, Enedina Soares, destacou a importância de o movimento sindical estar presente em espaços estratégicos de articulação nacional e internacional. “Nosso compromisso é com a defesa dos direitos, com o meio ambiente e com a construção de um futuro mais justo e sustentável para todas e todos. Por isso, vamos ocupar Brasília e Belém com voz ativa”, afirmou.