FETAMCE realiza oficina que debate orçamento municipal


 


A FETAMCE realiza durante o dia de hoje (13/09) e amanhã (14/09) oficina que debate orçamento municipal. O evento, realizado em parceria com o DIEESE, objetiva orientar os diretores de sindicatos de servidores para os debates sobre orçamento público, legislação específica e estratégias de negociação orçamentária.


 


A atividade, conduzida pelo técnico da Subseção do DIEESE do Sindicato Único dos Professores de Minas Gerais, Diego Rossi, que atua há oito anos na assessoria ao movimento de servidores municipais, começou com discussão teórica sobre os fundamentos do orçamento público e discussão sobre a conjuntura da negociação orçamentária no Brasil, além de conceitos sobre os grupos de orçamentos nos municípios.


 


Segundo Enedina Soares, presidenta da Federação, a formação antecede a finalização da Campanha Salarial 2012 e é o ponto de partida para o processo de definição das estratégias da Campanha Salarial 2013 dos servidores municipais. “No ano passado, fizemos o debate de orçamento, tendo em vista lançar o debate preparatório para os nossos dirigentes. Neste ano, aumentamos o tempo de preparação e nos aprofundamos na temática, tendo em vista o papel decisivo que o debate sobre orçamentário teve no avanço de nossa pauta nos municípios”, explica Enedina.


 


“Orçamento não deve ser um tema alvo de domínio somente dos técnicos que assessoram o movimento sindical. Além da argumentação política, nos últimos anos, as negociações entre servidores e prefeituras têm ficado mais pragmáticas, o que exige o debate na ponta da língua dos representantes dos trabalhadores do serviço público, elemento fundamental dos debates corporativos no ramo”, explica Diego Rossi.


 


Programação


Na tarde de hoje, a programação discussão sobre fontes de orçamento, ciclos orçamentários, aprofundamento sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e orçamento da educação. Amanhã, a atividade pauta a Lei de Orçamento Anual, resultados dos municípios, preparação para a negociação e simulação de mesa de negociação, encerrando a oficina às 13 horas.


 


Assessoria de Comunicação – FETAMCE


comunicação@fetamcetmp.org.br


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO