A Fetamce, em parceria com o mandato da deputada estadual Larissa Gaspar (PT), realizou, nesta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Ceará, audiência pública com o tema: “Impactos da Emenda Constitucional 103 nos direitos previdenciários dos servidores municipais e a luta por uma aposentadoria justa nos municípios”.
A mesa foi composta, além da parlamentar, por Enedina Soares, presidenta da Fetamce; Graça Costa, secretária nacional de Organização e Política Sindical da CUT; Vilani Oliveira, secretária de Combate ao Racismo da Confetam; Antônio José Gomes, assessor jurídico da Fetamce; Gardênia Baima, diretora do Sindiute; Ivanildo França, diretor jurídico do SINTAF; Silderlândio Nascimento, promotor de Justiça; Renata Queiroz, diretora do Tribunal de Contas do Estado.
A presidenta da Fetamce, Enedina Soares, reforçou a necessidade de mobilização e resistência contra os constantes desmontes da previdência que vêm ocorrendo nos municípios cearenses: “A Reforma da Previdência vem sendo replicada por gestões municipais sem o devido diálogo, aprofundando desigualdades e sacrificando quem trabalhou por anos no serviço público. A nossa luta é para garantir que nenhum servidor ou servidora tenha seu direito à aposentadoria ameaçado. A revogação dessas mudanças é uma questão de justiça social”.
Já Larissa Gaspar defendeu a importância de ampliar o debate com a sociedade. “Precisamos fortalecer a luta por uma aposentadoria digna e pressionar pela revogação dessa reforma injusta”, afirmou a parlamentar.
O evento reuniu dirigentes de cerca de 100 sindicatos filiados à Fetamce, bem como representantes de movimentos sociais que fortaleceram o compromisso conjunto na defesa dos direitos previdenciários dos servidores públicos municipais.