A presidenta da Fetamce, Socorro Pires, participou, na tarde desta quarta-feira (29), da audiência pública “precarização das relações de trabalho e concursos públicos”.
O encontro foi provido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) e da Saúde (Caosaúde) no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.
O momento comtou com representantes sindicais de todo o Ceará, bem como profissionais de saúde (inclusive os contratados através de cooperativas).
Durante o evento, foram discutidas a precarização das relações de trabalho por meio de contratações temporárias; contratos de terceirização ilícita de pessoal; licitações para prestações de serviços com burla ao concurso público; e contratação de cooperativas de trabalho.
A audiência pública ainda teve como objetivo fomentar a realização de concursos públicos para provimento de cargos em órgãos públicos.
“Aqui foram relatadas diferentes práticas antissindicais que prejudicam a realização de concursos e precarizam, assim, os serviços prestados à população. Tenho certeza que o diagnóstico que surge desse encontro vai ajudar comarcas do Interior a realizarem fiscalizações necessárias à valorização do serviço público no Ceará”, afirma Socorro Pires, presidenta da Fetamce.