Dirigentes da Fetamce participaram, ontem (1º), de atos de rua em diferentes regiões do Ceará em alusão ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Fortaleza, a mobilização teve concentração em frente ao campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Itaperi e percorreu as ruas do bairro Serrinha em direção à Praça da Cruz Grande.
Sob o tema “Por um Brasil mais Justo”, a Federação uniu-se a outras entidades como CUT Ceará, CTB, Intersindical, Coletivo Sindical e Popular Travessia e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Pautas como emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna estiveram entre as principais reivindicações dos presentes.
“Somente com nossa presença e nossa voz forte podemos pressionar por melhores condições de trabalho, salários dignos e garantias sociais para todos os trabalhadores”, afirma Enedina Soares, presidenta da Fetamce.
Veja a cobertura fotográfica feita por Marcos Adegas aqui.
___
Interior do Ceará
Em Beberibe, além de uma assembleia na sede do SINDSERV, os servidores organizaram uma caminhada pela cidade em protesto contra a retirada de direitos já conquistados.
Também houve mobilizações e caminhadas com participação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara e Ibiapina, em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Ambas contaram com a presença de Rosimar Pereira, presidenta do SINDSEPU Ubajara, e da secretária de Administração e Finanças da Fetamce, Nadja Carneiro, que representou a Federação e a CUT Ceará nos debates.
Em Icapuí, o presidente do SINDSERPUMI participou de um podcast com o tema “PL do custeio” ocasião em que elencou toda a luta construída através do Sindicato dos Servidores em torno do Instituto de Previdência dos Servidores de Icapuí- ICAPREV.
Em Quixadá, a presidenta do SINDSEP, Izaltina Gonzaga, e as diretoras Graça Costa e Neiva Esteves participaram de plenária unificada com trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade.
Em Crateús, dirigentes do SINDPROF participaram de missa e de ato político em uma ocupação do MST. Agora à noite, realizam aula na Praça da Igreja Matriz.
Em Reriutaba, a direção do SINDEPE celebrou dois anos de luta e resistência no município com um churrasco.
Em Ipueiras, dirigentes do SSPMI realizaram assembleia com filiados e sorteio de brindes.
Na terça-feira (30), sindicatos do Vale do Jaguaribe participaram de Ato Unificado em Defesa da Educação em Limoeiro do Norte.
Confira alguns registros das mobilizações ocorridas no Interior: