Visivelmente emocionada, Netinha disse ao final dos debates, com a efetiva participação dos delegados, “demos demonstração de força ao longo desses anos. Agora estamos inaugurando um novo ciclo, com novos desafios”, completou.
Na apresentação feita pela presidenta da Fetamce foram destacados os principais projetos da entidade, ao longo dos últimos três anos, como a luta em defesa do Piso do Magistério, pelo PCCR com inúmeras iniciativas para desencadear o processo de elaboração, implantação e reformulação dos Planos nos municípios, considerando os avanços em relação ao PCCR da educação e a urgência em implantar o PCCR para a saúde e o setor técnico administrativo das prefeituras.
Lembrou o desafio da comunicação que continua a ser uma tarefa do futuro para a Fetamce, devendo ser vista como um processo continuado e sistemático passando a exigir de forma permanente o aprimoramento dos meios e do conteúdo. Atualmente a Fetamce está constituída por 131 sindicatos filiados distribuídos em todas as regiões do Estado e comprou um imóvel para funcionamento da sede da instituição.
A criação das 10 Regionais da Fetamce foram conquistas da Gestão 2008 e 2011 e tem possibilitado um grande aprendizado institucional e político para a entidade. São elas: Região Metropolitana; Região Crateús; Região Sertão Central; Região de Itapipoca; Região do Maciço de Baturité; Regiãoda Serra da Ibiapaba; Região do Cariri; Região de Sobral; Região do Vale do Jaguaribe e Região do Iguatu.
Finalmente, a Fetamce tem dado especial atenção à política de formação continuada dos seus dirigentes sindicais. Esta área tem recebido um investimento político e financeiro significativo nos últimos anos, assegurando a realização de cursos, seminários, oficinas e outras atividades similares. Após os debates dos delegados, a mesa foi encerrada, com destaque para o futuro da Fetamce, que se prepara para alavancar de maneira decisiva, questões como: projeto de comunicação, política de formação continuada, estruturação vertical e horizontal orgânica, inovação para sustentabilidade e campanhas coletivas de promoção e defesa de direitos.
Fonte: Fetamce