Entidades denunciam criminalização do movimento sindical na Assembleia Legislativa


Durante ato do Dia de Lutas dos Servidores Municipais, realizado na manhã de ontem, 4 de março, uma comissão de parlamentares – formada por Elmano de Freitas, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Júlio César, além de Renato Roseno e Naumir Amorim – recebeu as entidades organizadoras do ato e debateu medidas de combate à violação aos direitos trabalhistas e sindicais dos servidores municipais do Ceará.


Mas outro tipo de violência também foi pauta da reunião: o esquema montado pela “Casa do Povo” para receber a passeata do Dia de Lutas. Os servidores municipais foram recebidos com segurança reforçada e viaturas de Polícia. Grades de ferro e cordas foram dispostas na entrada das galerias e do Complexo das Comissões para isolar o prédio da Assembleia Legislativa.  


– O senhor vai me bater?


– Se for preciso…


O “diálogo”, travado entre a presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e um policial na entrada da Assembleia, retrata bem o tratamento dispensado aos trabalhadores pelo Parlamento. “Pedimos aqui que a Casa do Povo não criminalize os movimentos sociais”, exigiu Enedina Soares, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).


Ela relatou que, embora ainda houvesse lugares disponíveis nas galerias, muitos servidores ficaram expostos ao sol, depois de serem impedidos de entrar. “Não é justo que sejam barrados . Vamos reforçar a solicitação perante a Mesa Diretora”, afirmou o vice-líder do Governo.


Leia também:


Em Fortaleza, dia de lutas reúne cerca de mil servidores municipais


Comissão parlamentar analisará violações sindicais e trabalhistas


“A Casa deve formalizar um pedido de desculpas e não naturalizar situações de desrespeito a um dirigente sindical”, criticou Renato Roseno. “Vamos apresentar uma representação sobre a entrada dos servidores na próxima reunião da Mesa Diretora”, disse Elmano de Freitas.


Além de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, também participaram da passeata servidores dos municípios de Meruoca, Maranguape, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Ubajara, Jaguaribe, Barreira, Acarape, Pentecoste e Icó.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO