Encontro Regional do Iguatu debate enfrentamento à reforma da Previdência

A Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizou ontem (24/04) o primeiro encontro regional de organização sindical, que aconteceu em Iguatu, reunindo os sindicatos filiados à entidade estadual nesta sub-representação.

Estiveram presidentes representantes das entidades de base dos seguintes municípios: Cedro, Jucás, Orós, Antonina do Norte, Auiaba, Arneiroz, Saboeiro, Tarrafas, Icó, Tarrafas e Iguatu.

Na programação da atividade, o debate sobre os desafios dos trabalhadores brasileiros frente à ofensiva de destruição dos direitos capitaneada pelo governo ultradireitista de Jair Bolsonaro.

A pacote do mal do atual governo inclui a extinção de ministérios e políticas sociais e trabalhistas; corte de recursos na educação, na saúde, na cultura, na assistência e na moradia; desmonte da legislação de proteção à organização sindical; retrocessos na pauta ambiental e de direitos humanos; entre outros.

Mas o ponto alto do encontro, como pode ser imaginado, foi a análise dos impactos da reformada previdência, que, pelo seu teor, é vista como o maior retrocesso já anunciado por um presidente da república.

Para a técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Fetamce, Rosilene Cruz, as mudanças na Seguridade Social provocarão a criação de uma massa de miseráveis nas próximas décadas. “Poucos vão conseguir comprovar a idade mínima e o tempo de contribuição e serão jogados na pobreza extrema”, avalia.

Rosilene destacou também que, ao contrário do que propagam os defensores da reforma, não haverá recuperação da economia ao se endurecerem as regras de acesso à aposentadoria. “Como melhora-se a economia reduzindo a capacidade de consumo das famílias e dos investimentos”, ironizou a especialista do Dieese.

Por sua vez, Enedina Soares, presidente da Federação, frisou a importância das entidades dos trabalhadores, mesmo fragilizadas com a reforma trabalhista e as medidas de Bolsonaro contra a arrecadação sindical, continuarem na resistência.

“O que vai determinar o nosso sucesso em barrar essa reforma e garantir nossos direitos será a nossa capacidade de convencimento, de articulação com a base, de presença nos locais de trabalho, de filiação ao sindicato, de aproximação direta”, avaliou a dirigente.

A presidente da Fetamce lembrou que os funcionários municipais enfrentam uma propaganda milionária e enganosa, que atribui ao servidor público a culpa pela má gestão na Previdência, por não cobrar, inclusive, a dívida de dezenas de empresas.

“Bolsonaro foi eleito a partir de mentiras. Não é de se espantar que o governo queira tirar da população seu direito de aposentar com dignidade através de fake news”, finalizou Enedina Soares.

Lançamento de abaixo-assinado contra a reforma

Na oportunidade, os sindicatos de servidores municipais presentes lançaram, junto à Federação, o abaixo-assinado criado pela CUT e demais centrais contra a reforma da previdência.

Marcha Regional do Iguatu

Também foi ratificada a demanda de realização da Marcha dos Servidores Municipais da Regional Iguatu, que integrará o conjunto de ações da X Marcha Estadual do ramo, que, neste o ano, carrega o slogan: “Contra a Destruição da Previdência”. Em breve será divulgado o calendário.

Galeria de Fotos

O evento aconteceu na sede do Sindicato de Servidores de Iguatu.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO