Encontro Estadual debate política de formação da Fetamce

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) realizou ontem, 19 de setembro, o Seminário de Construção Coletiva da Política de Formação da entidade.

A atividade foi voltada para o fortalecimento das lutas das organizações filiadas em sintonia com as necessidades da classe trabalhadora neste momento crítico de crise social, institucional, política e econômica e de desmonte dos direitos do povo brasileiro.

Além de balanço das ações formativas, realizada pela secretária de formação da Fetamce, Iracema Oliveira, o encontro contou com palestra do coordenador do Centro de Estudos do Trabalho (Cetros) e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Epitácio Macário, que analisou a conjuntura nacional e local.

Macário falou que é necessário retomar o processo de fortalecimento das organizações do povo trabalhador, dos sindicatos, dos movimentos sociais, do movimento estudantil, do movimento de mulheres e da juventude por meio de um amplo trabalho de educação das bases para enfrentar a classe dominante que quer destruir o Estado como nós conhecemos e defendemos.

O professor destacou que é preciso fazer o debate social e reconstituir o diálogo no campo popular. “As ideias destes sujeitos da classe dominante foram implantadas dentro de nossos espaços de vida e nós temos que lidar e enfrentar o desafio com muita paciência”, disse.

Para Epitácio Macário, “há uma batalha ideológica gravíssima na sociedade brasileira”. Dessa forma, o lugar da formação diante deste cenário é de “romper as ilusões” e, “do ponto de vista da militância sindical, é preciso ter conhecimento de causa da conjuntura, pra onde a coisa aponta e o que devemos fazer (…) Assim, a formação entra como elemento estruturante de tudo isso”, finalizou.

Plano de Ação em construção

À luz das provocações da discussão, os servidores municipais presentes, representantes de entidades de todo o Ceará, definiram que apresentação propostas para a Fetamce, que serão sistematizadas e consolidadas em um plano de ação.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO