Eleições 2020: candidaturas de servidores públicos municipais crescem 10,5%

Servidores públicos municipais aumentaram a participação na disputa por cargos nas eleições de 2020. O número de postulantes com essa ocupação cresceu 10,5% em relação ao pleito de 2016.

Na disputa de novembro, 35.381 funcionários públicos municipais estão disputando alguma vaga, seja para prefeito, vice ou vereador. Na eleição anterior, o número era de 32.012.

A estatística faz parte de um cruzamento de dados do Metrópoles, com base em informações registradas e divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Servidor público municipal é a segunda ocupação mais frequente registrada pelo TSE e representa 6,4% dos candidatos em campanha. A categoria fica atrás somente da dos agricultores, com 37.648 candidatos.

Apesar do grande índice de participação, quando se avalia o panorama para cada cargo, os servidores municipais se destacam como postulantes a vereadores e a vice-prefeitos.

No caso das câmaras municipais, 33.686 empregados públicos disputam uma cadeira. Outros 886 pleiteiam o cargo de vice-prefeito.

A categoria não tem destaque na disputa pelas prefeituras. Neste recorte, empresários, prefeitos (em busca da reeleição) e advogados lideram o ranking de ocupações mais frequentes.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO