Dirigente da Fetamce realiza Palestra Magna da 7ª Conferência de Saúde de Salitre

O secretário de saúde do trabalhador da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SINDSMCRATO), Oldack Sucupira, proferiu, na última sexta-feira (05/04), a Palestra Magna da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Salitre, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

No evento, que reúne segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da políticas públicas para área, Oldack falou sobre a conjuntura nacional, especialmente os retrocessos iniciados ainda no Governo Temer, com a aprovação da Emenda 95, que congela os investimentos públicos em 20 anos. O dirigente disse ainda que a situação tende a se agravar caso a sociedade civil organizada e os governos, sejam municipais ou estaduais, não cobrem do atual presidente, Jair Bolsonaro, a preservação das políticas do Sistema Único de Saúde e o necessário investimento no setor.

“O presidente pode ter sido eleito com propostas controversas, mas na hora de governar, ele terá que atender ao clamor do conjunto da população, que é magnanimamente contra a qualquer ação ou lei que venha a desregulamentar o SUS e destruir seus princípios. A saúde dos brasileiros precisa continuar a ser papel do Estado, que, como afirma nossa Constituição, deve promover o bem-estar social”, disse o secretário de saúde do trabalhador da Fetamce.

Oldack agradeceu ainda aos representantes locais, citando os membros da 20ª Regional de Saúde, por meio de Vera e a Nalber Sigian, da secretária de saúde de Salitre, Monica Ribeiro, da Presidente do Conselho Municipal de Salitre, Tannara, e da Coordenadora da Atenção Básica, Euvania Vital.

Presenças e GTs

A Conferência iniciou contou com falas das autoridades, entre elas o prefeito de Salitre, Rondilson, o vice Maninho, além de secretários, vereadores e demais representantes de órgãos.

Na oportunidade, em forma de grupos de trabalho (GTs), os participantes destacaram os pontos primordiais do Sistema Único de Saúde e construíram propostas que serão encaminhadas às demais etapas da Conferência, que contará ainda com a edição estadual e nacional.

Homenagem

Conforme o sindicalista, outro momento importante neste dia foi “uma homenagem ao companheiro de diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Crato pelos seus 28 anos de lutas pela democracia no movimento sindical, Francisco Jose Bruno Silva, nosso querido Franzé”, disse Sucupira.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO