Deputado Federal do Novo ameaça estabilidade dos servidores

Presidente da frente parlamentar da reforma administrativa defende que projeto reveja progressão na carreira e avaliação de desempenho do funcionalismo

A ofensiva contra os direitos dos servidores públicos cresce no Congresso Nacional. Em entrevista para a Folha de SP, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), 34, que comanda a frente parlamentar da reforma administrativa, ataca o funcionalismo.

Filho de servidores aposentados, o jovem deputado, ao lado de congressistas experientes como Kátia Abreu (PP-TO) e Antonio Anastasia (PSD-MG), assume a missão de convencer pares a tocar as mudanças.

“[Queremos] criar um ambiente de pressão positiva, mostrar ao Executivo e ao presidente [Jair Bolsonaro] que o Congresso quer essa reforma, que não precisa ter medo”, diz o parlamentar.

Nesta terça-feira (1º), Bolsonaro disse que enviará nesta quinta (3) o texto da reforma ao Congresso.

À Folha Mitraud afirma que já há trabalho, mesmo que o texto não venha a ser enviado. Uma reforma desse porte engloba PEC (proposta de emenda à Constituição) e outros instrumentos, como projetos de lei complementar e ordinária.

De acordo com o presidente da frente, progressão na carreira e avaliação de desempenho já podem e devem ser revistos. Nem mesmo a estabilidade escapa. Adepto de falácias, atribui ao servidor público a burocracia e a suposta ineficiência estatal.

“Baixo desempenho deveria ser critério para o fim da estabilidade.”

Segundo o deputado, nenhum dos Poderes deve ficar de fora.

“Vamos falar com o [próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz] Fux para tentar criar um contexto no qual todos os Poderes vão fazer suas reformas”, diz.

Ele prevê resistência. “Hoje, no Brasil, ganha mais quem grita mais”, afirma.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO