A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE) realizou na tarde de hoje, 16 de janeiro, reunião do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras, que teve como pauta a apresentação da Marcha das Margaridas 2019, a construção do 8 de março deste ano, o Congresso estadual da CUT, previsto para maio de 2019, e outros informes e encaminhamentos.
A secretária da mulher trabalhadora da Fetamce, Sheila Gonçalves, marcou presença na atividade, assim como representes do ramo dos servidores municipais de diversos municípios do Ceará. O encontro contou ainda com a participação de lideranças femininas de sindicatos urbanos ligados à Central.
Representantes do ramo dos trabalhadores rurais colocaram as principais demandas da Marcha das Margaridas, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto. Novamente haverá o financiamento coletivo da participação do estado, através da venda de rifas, que já iniciam em fevereiro. Camisas também serão vendidas.
Já a construção do dia internacional da mulher terá reunião específica, marcada para o dia 23 deste mês, com horário e local a confirmar.
Entre os desafios levantados, estão as dificuldades impostas pela atual conjuntura, com a chegada ao governo do presidente de ultradireira Jair Bolsonaro, de perfil avesso aos direitos das mulheres. Preocupa ainda a crescente precarização das relações de trabalho, os retrocessos no campo da saúde e os alarmantes números de feminicídios, assim como o aumento geral de todas as violências e violações sofridas pelas mulheres.