23 servidores/as municipais cearenses representarão o Estado na 8ª Plenária Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que acontece de 9 a 11 de agosto, em Curitiba (PR).
Liderados pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), a caravana conta com 16 delegados/as, tendo entre eles/as as lideranças principais do ramo na Terra do Sol: Enedina Soares, presidenta da Fetamce, Vilani Oliveira, presidenta da Confetam e da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP), e Graça Costa, secretária de relações do trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Também são delegados/as a lideranças Adriana Carvalho, Antonio Marcos Pinheiro, Wellington Rodrigues, Carmem Santiago, Neiva Esteves, Flavio Lopes, Barroso de Paula, Joana Ferreira, Denise Pinheiro, Nadja Carneiro, Netinha Rodrigues, Ozaneide Paulo e Oldack Sucupira.
Há ainda nomes na suplência, Maria Santos e Sheila Gonçalves, e na condição de observadores: Aneli Lima, Lea Filgueira, Janaina Santana, Rafael Fernandes e Rosimar Brito.
“O evento será um importante momento de organização do nosso ramo no Brasil, para que possamos aumentar a nossa resistência à destruição do país operada por esse governo autoritário e anti-povo. Não vão calar a nossa voz, seremos os motores desta resistência”, aposta Enedina Soares.
Plano de resistência à ultradireita
A 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT será o momento de a direção e convidados debaterem com a categoria a atual conjuntura, os desafios da organização sindical, o balanço político e organizativo da entidade, e traçar o plano de resistência dos trabalhadores das prefeituras brasileiras ao desgoverno do presidente de ultradireita Jair Bolsonaro (PSL).
Também estarão em pauta a crise do capitalismo, o desmonte do Estado de bem-estar social e a unidade das esquerdas; a resistência dos trabalhadores do serviço público à destruição de direitos; a disputa pelo orçamento público, a privatização da Previdência Social e o papel do Parlamento; a quarta Revolução Industrial e o futuro do trabalho; e os desafios da representação e da sustentação financeira do movimento sindical.
Almoço na Vigília Lula Livre
A Plenária da Confetam/CUT ocorrerá no Hotel Nacional Inn e encerrará com um almoço na Vigília Lula Livre, onde os servidores públicos municipais se juntarão aos companheiros e companheiras que permanecem acampados há mais de um ano nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Inocente, condenado sem crime, nem provas, Lula foi encarcerado no prédio do PF a mando do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, no dia 7 de abril de 2017, com objetivo de tirá-lo da corrida presidencial de 2018. A saída de Lula do páreo, campeão das pesquisas de intenção de voto, resultou na eleição do presidente Bolsonaro e no avanço da pauta da extrema-direita no Brasil.
Veja o programa da 8ª Plenária Nacional Estatutária da Confetam/CUT*
9 DE AGOSTO – SEXTA
13h – Abertura
Vilani Oliveira – presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil (Confetam/CUT)
Denise Mota Dau – coordenadora da Internacional de Serviços Públicos (ISP Américas)
Regina Cruz – presidente da CUT Paraná
Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
14h – Análise de conjuntura
A crise no capitalismo: o desmonte do Estado de bem-estar social e a unidade das esquerdas
Roberto Requião – Advogado, jornalista, urbanista, ex-governador e ex-senador do Paraná, e ex-prefeito de Curitiba (MDB)
Guilherme Boulos – coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à Presidência da República em 2018 (PSOL)
16h – Debate
18h – Os trabalhadores do serviço público e a resistência à destruição de direitos
Graça Costa – secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT
Junéia Batista – secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da ISP Américas
Jandyra Uehara – secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT
10 DE AGOSTO – SÁBADO
8h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
8h30 – A disputa pelo orçamento público: privatização da Previdência Social e o papel do Parlamento
Tadeu Veneri – deputado estadual pelo PT do Paraná
9h30 – Debate
10h30 – A Quarta Revolução Industrial e o futuro do trabalho
Clemente Ganz Lúcio – diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
11h30 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Os desafios da organização sindical, representação e sustentação financeira
Vilani Oliveira – presidenta da Contram/ISP e da Confetam/CUT
Denise Motta Dau – coordenadora da ISP Américas
Antônio Megale – representante da LBS Advogados
16h – Debate
17h – Coffee Break
17h30 – Balanço político e organizativo da gestão
18h – Prestação de contas e previsão orçamentária
11 DE AGOSTO – DOMINGO
8h30 – Plano de lutas
9h30 – Apresentação de moções
10h30 – Encerramento
12h – Almoço no Acampamento Lula Livre
13h – Visita à Vigília Lula Livre – Superintendência da Polícia Federal de Curitiba/PR
14h – Retorno aos estados
*Programa sujeito a alterações
Serviço:
8ª Plenária Nacional Estatutária da Confetam/CUT
9, 10 e 11 de agosto de 2019
Hotel Nacional Inn – Rua Lourenço Pinto, 458, Centro – Curitiba/PR