Ceará é 1º em serviço temporário

O aumento da demanda por serviço temporário está atrelado a sazonalidade do setor econômico. Em épocas como alta estação, fim do ano e eventos como a Copa Mundial, há um crescimento natural. Em 2009, o Sine/IDT facilitou a colocação de 23.608 temporários no Ceará, o que representa um aproveitamento de 86% do total de vagas captadas no período (27.447). Os números colocam o Estado com o melhor resultado do Nordeste e o quarto do País. Para 2010, a previsão é fechar o ano com a intermediação de 25 mil profissionais – um avanço de 9,5%, frente a 2009.


Antenor Tenório, coordenador de Intermediação de Profissionais do Sine/IDT, responsável pelo levantamento, lembra que o emprego temporário além de não gerar desemprego é oportunidade para o trabalhador se efetivar. “Neles, as empresas descobrem pessoas talentosas, que algumas vezes podem vir a substituir empregados não muito empenhados”, destaca.


Na opinião de Tenório, “esse é o momento daqueles que buscam um emprego definitivo colocarem em evidência o tripé: conhecimento, habilidade e atitude”. “Quando ele atende esses três pontos, tem sucesso”, diz.


De acordo com o estudo do Sine/IDT, é nos meses de janeiro, junho, julho, outubro e novembro que ocorrem as demandas mais expressivas.


Por setor de atividade, há diferenciais. Em janeiro, o setor de serviços se destaca, com ênfase na cadeia produtiva de turismo: bares e restaurantes, barracas de praias, entre outros. Os profissionais mais requisitados são garçons, cumins, cozinheiros e seguranças de evento.


Em junho e julho, o comportamento se repete. Mas, as demandas por profissionais vêm também dos setores da Indústria e Comércio. O varejo se destaca nos segmentos de confecção e têxtil. Neste contexto, as oportunidades de vagas temporárias surgem para vendedores e auxiliares de produção (indústria).


As contratações de temporários em outubro e novembro se concentram no setor comercial como um todo, abrangendo supermercados, lojas de departamento, calçados, confecção, miudezas, entre outros. As profissões mais demandadas são: vendedores, promotores de vendas, caixas, pessoal de crediário e segurança de eventos.


Em 2009, a ocupação mais solicitada pelas empresas foi de segurança de eventos, com a disponibilização de 4.000 vagas, seguido de auxiliar de produção industrial (3.053 postos de trabalho). Foram representativas também as demandas por servente de obra (1.592), vendedor (950) e promotor de vendas (658 ocupações).


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO