No último mês de dezembro, a secretária de Organização e Política Sindical da Fetamce, Carmem Santiago, foi empossada como conselheira titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. O assento também é composto pelo suplente Oldack César, ex-diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SINDSMCRATO) e secretário de Saúde do Trabalhador da Confetam.
É a primeira vez que dois servidores do ramo dos municipais, do mesmo Estado e vinculados a uma mesma federação ocupam o posto.
Os conselheiros representam segmentos como usuários, trabalhadores e prestadores de serviços de saúde. Ao todo, o CNS é composto por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes, somando 144 membros que contribuem para os debates e decisões que impactam a saúde pública brasileira.
A composição do CNS é renovada a cada três anos, assegurando a participação social na formulação de políticas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Carmem, assumir o conselho é marco importante. “Assumir o cargo de conselheira no Conselho Nacional de Saúde é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de levar a voz dos servidores municipais e defensores da saúde pública para os debates nacionais. Nosso compromisso é lutar por um SUS fortalecido, acessível e de qualidade para toda a população”, destacou.