Nota de Solidariedade à Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morada Nova, Glauberlene Rabelo

A Fetamce vem, através de nota, manifestar total solidariedade e apoio a Glauberlene Rabelo, presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Morada Nova, diante das acusações injustas feitas pelo prefeito da cidade, José Vanderley Nogueira.

O gestor municipal afirmou que as ações de Glauberlene Rabelo são “politiqueiras” e que não há nada a ser negociado. No entanto, ao longo dos 7 anos e 7 meses de sua gestão, diversas ações arbitrárias foram tomadas, prejudicando os servidores municipais.

Desde 2017, o prefeito retirou de forma arbitrária a gratificação de mestres e doutores. A última vez que ele se reuniu com o sindicato foi em 2018. Nesse mesmo ano, ele não concedeu o piso do magistério nem aplicou a mudança de referência. Em 2021, os servidores não receberam reajuste e, desde 2018, as categorias que não têm piso salarial não tiveram aumento, recebendo apenas o INPC, já previsto em lei. Em 2023, ele aplicou apenas 18% do piso do magistério.

Além dessas questões salariais, o município enfrenta um período de forte assédio moral aos servidores. O gestor municipal já atacou professores readaptados em programas de rádio e constantemente ataca servidores, especialmente mulheres.

O que nos choca ainda mais é que essas críticas infundadas a uma dirigente sindical partem de um gestor municipal filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), um partido que cresceu e se consolidou graças à luta incansável dos trabalhadores.

É lamentável que, em vez de dialogar de forma construtiva com os representantes dos trabalhadores, o gestor municipal opte por ataques pessoais e tentativas de desqualificação. As denúncias e críticas de Glauberlene Rabelo são fundamentadas na realidade enfrentada pelos servidores municipais, que têm seus direitos negligenciados pela atual administração.

A liberdade de expressão e o direito à crítica são pilares fundamentais da democracia, especialmente quando se trata de defender os interesses de trabalhadores que, diariamente, se dedicam ao serviço público. Tentativas de silenciar vozes críticas não contribuem para a melhoria da gestão pública, mas sim para a perpetuação de práticas autoritárias e ineficazes.

Reiteramos nosso apoio a Glauberlene Rabelo e a todos os servidores municipais de Morada Nova, reafirmando a importância de um diálogo aberto e transparente entre os gestores e os sindicatos. Somente assim poderemos construir um serviço público de qualidade, que atenda aos interesses da população e respeite os direitos dos trabalhadores.

 

Diretoria Estadual da Fetamce – 25/07/2024


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO