A Fetamce realizou, na manhã de hoje (1º), mais uma edição do Observatório Fetamce, na sede do Mova-se, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará, em Fortaleza.
Nesta edição, o evento teve como tema “Reconstruir o Brasil com e para a classe trabalhadora: a importância de construir as políticas públicas”.
O Observatório teve como convidadas Sandra Helena, professora da Unifor; Lêda Vasconcelos, professora da UECE; e Enedina Soares, vereadora de Caucaia e presidenta licenciada da Fetamce.
Sandra destacou a necessidade de resistência às reformas que ainda podem abalar a estrutura das garantias de direitos das trabalhadoras e trabalhadores. “Recosntruir o que perdemos nos últimos anos e avançar na consolidação das políticas públicas para os mais vulneráveis. Não é tarefa fácil. Por isso, é tão fundamental que nossos representantes progressistas ocupem as casas legislativas”.
Sobre o assunto, Enedina fez um relato de experiência sobre os últimos meses como vereadora de Caucaia. “Seguimos firmes para que nossa trajetória de lutas seja respaldada na nossa atuação legislativa. Nosso objetivo é o fortalecimento da classe trabalhadora”.
Consoante, Lêda ressaltou a necessidade de a classe trabalhadora ocupar a política. “Para tomar de volta o que é nosso, precisamos construir candidaturas em cada município, em cada lugar, para que homens e mulheres que atuam nos espaços de trabalho assumam esse desafio”.