Nesta segunda (02/01), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu a Plenária Nacional dos Servidores Municipais, em Brasília (DF). O evento teve como tema “As esperanças e os desafios do serviço público na reconstrução do Brasil” e contou com a participação de uma grande delegação do Ceará, liderada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
A atividade teve início com uma Análise de Conjuntura Nacional com a participação de, Jucélia Vargas, presidenta da entidade da Confetam, Cicera Batista, vice-presidenta, Vlamir de Lima, secretário adjunto de comunicação, e da deputada estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio.
“Estar em Brasília nos últimos dias e finalizar com a plenária dos municipais enche nossos corações de esperança, para que a nossa união e organização se fortaleçam. Iniciamos 2023 em luta”, declarou Jucelia.
“Nossa maior luta agora com a vitória do presidente Lula é a batalha contra a fome, para que possamos oferecer a todos os nutrientes necessários à população. A reconstrução o Brasil começou”, ressaltou Divaneide.
Em sua exposição, durante a análise de conjuntura, a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, destacou a necessidade da revogação das reformas antipovo de Temer e Bolsonaro. A dirigente celebrou que o novo presidente, Lula da Silva, abriu o governo dizendo que iria revogar a Emenda Constitucional 95, do teto de gastos.
O evento seguiu com a mesa “Ações Coletivas para os Servidores Municipais”, com a participação de Antônio Megale e Laís Carmo, assessores jurídicos da Confetam/CUT, e os dirigentes da entidade Silvana Piroli e Paulo Freitas.
Na ocasião foi lançada a Campanha Salarial nacional 2023 dos municipais, com o slogan: “Valorize quem cuida de você: Reajuste, pisos e carreira já!”.
“Neste ano escolhemos esse slogan pois é prioridade para nós cuidarmos dos servidores públicos municipais, que tanto fazem nas cidades e em boa parte das vezes não são valorizados. O servidor quer reajuste pois seus salários estão defasados, quer um piso justo e carreira para que ele possa entregar a sociedade um serviço de qualidade”, ressaltou Jucélia.
Ao final do evento, os dirigentes da Confetam/CUT, Wésia Sena, Sueli Adriano, Luba Melo, Oldack César e Vilani Oliveira apresentaram suas secretarias e os trabalhos de seus coletivos, em prol de representação e inclusão dos servidores municipais através das federações e sindicatos.