300 servidores debatem o piso salarial dos agentes de saúde e endemias


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realiza amanhã, 18 de julho, no Hotel Romanos, em Messejana, o Seminário “Os desafios da implementação do piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs)”. O evento debate os desdobramentos da aprovação da Lei Nº 12.994, de 17 Junho de 2014, que institui o piso salarial profissional nacional de ACSs e ACEs, que passa a ser de R$ 1.014.


Cerca de 300 servidores de todo o Ceará já estão inscritos na atividade. Entre eles, pelo menos 200 representantes dos agentes de endemias dos 154 municípios que formam a Federação. A direção estadual da Fetamce também terá direito à participação. Segundo Enedina Soares, presidenta da entidade, o seminário oportunizará a construção de um qualitativo debate, aprofundando os desafios que coloca a pauta. “O mais importante é que todos tirem suas dúvidas e que saiamos fortalecidos para mais esta batalha, que é a implementação do piso dos agentes em todos os municípios do Ceará”, resumiu.


Pontos polêmicos


Embora seja uma conquista para as categorias contempladas, ao ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, a Lei que institui o piso teve vetado dispositivos que tratavam do reajuste salarial, da organização das carreiras e de incentivo da União para fortalecimento das áreas de atuação desses profissionais. Assim, permanece indefinido o critério de atualização do piso. Os trabalhadores temem o risco da conquista do piso ser “congelada no tempo” e “corroída pela inflação”.


Ainda de acordo com a lei, a União poderá completar até 95% do total do valor pago pelos Estados, Distrito Federal e Municípios aos profissionais, para que o piso seja atingido.


Serviço


Seminário Os desafios da implementação do piso dos Agentes de Saúde e Endemias


Data: 18 de julho, sexta-feira


Horário: 8 às 16 horas


Local: Hotel Romanos (Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Rodovia BR 116 antiga – Messejana, Fortaleza)


Outras informações:


Rafael Mesquita

Jornalista (MTE CE 2432 JP)

(85) 9920.0333 / 8867.5620


Assessor de Comunicação da Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO