Seminário promovido pela FETAMCE discutiu violência e preconceito de cor e gênero

Durante toda a sexta-feira, dia 19/11, a Assembleia Legislativa sediou o seminário “Por uma vida sem racismo e sem violência contra as mulheres com igualdade de oportunidades”. O evento aconteceu no auditório Murilo Aguiar, a pedido do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa, deputado Artur Bruno (PT), que, por sua vez, atendeu à solicitação da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Ceará – FETAMCE.


Pela manhã, duas mesas de debate aconteceram. Na primeira, foi apresentado o dossiê da violência doméstica no Estado. Na segunda, foram apresentados os cenários da violência contra a mulher e os aspectos históricos do racismo, com enfoque na juventude e mulher negra. A diretora da Secretaria de Comunicação da FETAMCE, Enedina Soares coordenou os trabalhos.


Os trabalhos do primeiro expediente foram encerrados com o lançamento do livro “Feminismo e Feminicídio: estudo sobre as relações de gênero, violência, feminilidade e cultura”, das professoras Maria Zelma de Araújo Madeira e Maria Dolores de Brito Mota.

À tarde, aconteceu o relançamento de três campanhas da FETAMCE: “Ninguém nasce racista”, “LGBT é super legal” e “Conexão jovem do Projeto de Igualdade de Oportunidades”. Tudo foi pensado em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em todo 20 de novembro.


Segundo a presidente da FETAMCE, Sebastiana Rodrigues, Netinha, os temas foram discutidos com profundidade para que tratamentos diferenciados dados a negros, pobres, homossexuais e mulheres deixem de existir. “Pesquisas apontam que estas classes ganham menos do que homens brancos, mesmo ocupando cargo semelhante. A gente precisa desconstruir isto”, afirmou Netinha.


Ela avaliou que as políticas públicas voltadas a estes segmentos da sociedade melhoraram consideravelmente nos últimos oito anos, tanto no âmbito federal quanto nos âmbitos estadual e municipal. “Tem muita prefeitura criando coordenadorias para tratar especificamente dos assuntos que vamos discutir aqui. E isto é muito bom”, pontuou.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO